Prefeitura entrega certificados de curso de defesa pessoal para mulheres
Projeto pioneiro formou 35 mulheres após quatro meses de aulas e atividades teóricas e práticas
Publicado em 02/12/2025 17:52 - Atualizado em 03/12/2025 09:44
A Prefeitura de Barão de Cocais realizou, na noite dessa segunda-feira (1º), a entrega dos certificados às 35 participantes do curso de defesa pessoal feminina. A iniciativa do projeto Força e Proteção foi realizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com apoio do delegado de Polícia Civil Daniel Mansur e da escrivã Renata Vasconcelos, além de contar com o patrocínio do Grupo Avante.
O curso, gratuito e inédito no município, começou no mês de agosto e teve duração de quatro meses, com 16 encontros. A formação foi conduzida no ginásio poliesportivo do bairro Viúva pelo instrutor e secretário adjunto de Esporte e Lazer, Gustavo Valentim. As aulas combinaram fundamentos teóricos e práticos de autodefesa, voltados à melhoria da percepção espacial, dos reflexos e da capacidade de reação a situações de risco.
Segundo Gustavo Valentim, a abordagem foi além de ensinar técnicas de defesa, “mas contribuir para o empoderamento das mulheres, ampliando a capacidade de reconhecer riscos, agir com rapidez e fazer escolhas mais seguras em diferentes contextos”.
A iniciativa foi aprovada pelas participantes do curso. “Eu achei esse curso muito importante. Há técnicas simples, que nem imaginava, que é possível utilizar em situações de aperto, de risco. Se acontecer alguma coisa, me sinto mais preparada para agir”, conta a aposentada Ivete de Fátima. “Saímos com uma base muito boa de defesa pessoal. Eu sou mãe de uma menina e muito do que eu aprendi vou ensinar a ela”, disse, por sua vez, a motorista Lilian Cristina.
A cerimônia de encerramento no ginásio recebeu representantes do Grupo Avante, como a analista socioambiental Franciele Costa e o coordenador de operações da empresa, Sérgio Diniz. O evento teve ainda uma breve apresentação de técnicas aprendidas e uma palestra sobre relacionamentos abusivos.
por Comunicação