Alunos da Odilon Behrens participarão da 42ª JORNADA DE FOGUETES
Em maio deste ano, os alunos da Escola Estadual Odilon Behrens, turno da tarde, orientados pela professora de geografia Cristina Soares, participaram da 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
Publicado em 24/08/2023 18:36 - Atualizado em 24/08/2023 18:51
Alunos da Escola Estadual Odilon Behrens, de Barão de Cocais, participaração 42ª JORNADA DE FOGUETES que acontecerá, no período de 28 a 31 de agosto, no Rio de Janeiro. Em maio deste ano, os alunos da Escola, turno da tarde, orientados pela professora de geografia Cristina Soares, participaram da 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
A OBA é uma olimpíada nacional, realizada nas escolas brasileiras, previamente inscritas, que tem como objetivo despertar nos estudantes o interesse pelo estudo da ciência astronômica. A prova, aplicada em maio, trabalha os conceitos iniciais, unindo o que aprendido em sala de aula, com interpretação de texto e ao bom uso do raciocínio lógico.
Já a MOBFOGA ocorre paralelamente à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e é considerada uma olímpiada inteiramente experimental. Ela consiste em construir e lançar foguetes o mais distante possível, a partir de uma base de lançamento. Ocorreu por meio da produção e lançamento de foguetes feitos a partir de diferentes materiais, como vinagre e bicarbonato de sódio. Após a medição dos lançamentos, considerando o alcance horizontal, foram premiadas internamente as maiores distâncias alcançadas.
DEPOIMENTOS
Para as alunas Rayssa e Ana Clara, a OBA “foi uma nova experiência desafiadora. É a primeira vez que ganhamos uma medalha de uma Olimpíada tão relevante em todo o país. Isso é enriquecedor para o nosso currículo. Ficamos muito surpresas com essa conquista e esperamos mais oportunidades. Foi de grande importância o incentivo da nossa professora Cristina e os demais professores. Somos gratas a eles e a escola pela oportunidade e toda ajuda”.
Segundo a professora Cristina, a participação dos alunos em Olimpíadas Científicas “é uma oportunidade ímpar de aprofundar os conhecimentos e colocar em prática o que é estudado em sala de aula. Foram muitos dias de estudo e experiências, mas vale a pena acreditar no potencial de nossos estudantes. Estou muito orgulhosa em ver os alunos da Escola Estadual Odilon Behrens levarem o nome de Barão de Cocais para uma competição científica nacional tão importante como a Jornada de Foguetes, parte integrante da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica”.
por Comunicação