Plano de Compensação e Desenvolvimento de Barão de Cocais
Seção dedicada à transparência e ao acompanhamento das ações do Plano de Compensação e Desenvolvimento de Barão de Cocais
Publicado em 27/03/2024 19:08 - Atualizado em 17/09/2025 16:52
O Plano de Compensação e Desenvolvimento de Barão de Cocais é parte de um acordo mais amplo – o Plano de Reparação e Compensação Integral -, firmado em agosto de 2023, entre a mineradora Vale, a Prefeitura de Barão de Cocais, o Ministério Público de Minas Gerais, a Defensoria Pública de Minas Gerais e o Ministério Público Federal.
O acordo totaliza mais de R$ 527 milhões e objetiva compensar e reparar os danos causados pela elevação do nível de emergência da barragem Sul Superior, da Mina Gongo Soco, em março de 2019, que levou à evacuação de comunidades da região.
O Plano de Compensação e Desenvolvimento de Barão de Cocais está sendo executado com um investimento estimado de R$ 91 milhões. Esse instrumento foi criado com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico do município e mitigar os impactos negativos sofridos pela população. Isso inclui a destinação de verbas para áreas como saúde, turismo, cultura, segurança e demandas específicas das comunidades atingidas.
Atualizações das iniciativas do Plano de Compensação e Desenvolvimento de Barão de Cocais, considerando o fechamento de agosto de 2025.

por Comunicação