Prefeitura Municipal de Barão de Cocais

Você sabia? Este website foi desenvolvido com a solução Portal Fácil?
Imprimir Email

Saúde

Projeto de gestão do Hospital Municipal é aprovado pelo legislativo

por Comunicação

08/05/2017 17:59

Projeto de gestão compartilhada do Hospital Municipal é aprovado pelo legislativo.

Executivo consegue aprovação por unanimidade na Câmara Municipal.

 

Em sessão realizada na ultima sexta-feira (05), prefeitura consegue aprovação por unanimidade do projeto idealizado pelo prefeito, Décio Geraldo dos Santos (PV). A proposta apresentada pelo executivo e aprovada pela Câmara Municipal, trás um novo modelo de gestão ao Hospital Waldemar das Dores, que já é utilizado em vários municípios, com resultado positivo.

Plenário cheio para análise do projeto

O objetivo é a transferência da administração do Hospital para uma Organização Social (OS), esse modelo é utilizado de forma semelhante na cidade de Itabira, no Hospital Carlos Chagas, administrada pela Fundação São Francisco Xavier.

A forma de gestão compartilhada trás impactos positivos, principalmente economicamente ao município que sofre com a queda brusca na arrecadação, estima-se que com este novo modelo, a prefeitura tenha uma economia em torno de 160.000,00 mil por mês e uma economia ainda maior não estimada, com diminuição do transporte de pacientes para atendimento em outros municípios e na compra de medicamentos e equipamentos, já que estas (OS) tem maior “poder de barganha”, assim explicado pelo médico Dr. Ercílio Martins, que trabalha em quatro hospitais de Belo Horizonte que adotaram essa forma de administração e foi convidado pelo prefeito Décio, para explicar melhor o modelo de gestão.

Dr Ercílio Martins explica modelo de gestão.

Um fator importante a ser mencionado, é que a empresa responsável por administrar o Hospital, terá metas a serem cumpridas e estas metas serão fiscalizadas pela prefeitura e pela Comissão de Saúde do município. Como aumento de leitos, número de cirurgias, especialidades médicas e agilidade no atendimento que continuará 100% gratuito.

Outro fator é que os funcionários concursados que trabalham no hospital continuam sendo funcionários da prefeitura e gozam dos mesmos direitos dos servidores, e estes serão apenas “cedidos" a Organização para continuarem com seus trabalhos, já os funcionários que possuem contratos, terão suas carteiras assinadas e serão devidamente legalizados nas normas da CLT.

Após análise por parte dos vereadores, foram propostas emendas pelo legislativo, que restringissem essa “parceria com o terceiro setor” ao âmbito exclusivamente da saúde.

O prefeito Décio afirmou “... Meu papel aqui é fazer o melhor para a saúde do povo de Barão de Cocais, e junto com o legislativo espero mudar a realidade do nosso município, esse é apenas o início da idealização de um sonho, de poder oferecer uma saúde de qualidade a cada cidadão. Queremos ir além e trazer as melhorias necessárias em todos os setores que necessitam”.

É importante salientar que ainda não se tem a empresa que irá gerir o hospital e que os trâmites legais terão inicio imediato.

 

Secretaria de Comunicação

Prefeitura de Barão de Cocais

Juntos Renovando com Transparência



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • Prefeitura Municipal de Barão de Cocais 2016 © AVENIDA GETÚLIO VARGAS, 10 - CENTRO - CEP: 35970-000 - FONE 31 3837-7600
    • Desenvolvido por Actcon.net