Prefeitura Municipal de Barão de Cocais

Você sabia? Experimente o nosso módulo de envio de encomendas.
Imprimir Email

Institucional

BARÃO DE COCAIS REALIZA 8ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE

por Comunicação

20/04/2017 14:57

Aconteceu na última quarta-feira, 20/04, em Barão de Cocais a 8ª Conferência de Saúde, com presença do secretário de saúde, Edson Adão, Hernane Duarte (Obras) e Camila Ângelo,(Fazenda, Desenv. Econômico, e Planejamento), respectivamente.

8ª Conferência de Saúde (Imagens)

Secretário de Saúde BC, Edson Adão.

 

O encontro realizado no salão paroquial, teve presença dos vereadores, Lucio Pastor e Sebastião E. Santos, além de Agentes de Saúde, Servidores Públicos, Membros do Conselho M. Saúde, representantes dos bairros e comunidades eleitos nas pré conferencias realizadas anteriormente, além de representantes da sociedade civil. (O Prefeito Décio G. Santos e seu Vice Dr. Lourival Ramos, não compareceram por motivos de compromissos anteriormente já marcados),  mas foram representados por seus secretários municipais).

 

Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde BC, a 8ª  Conferência  teve como tema básico “ Vigilância em Saúde: Direitos, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”, e o tema Municipal: “Saúde Bucal: Trajetória e desafios para conquistas da integralidade do serviço”. Além do temário central a conferência teve como subtemas: “Vigilância Ambiental, Epidemiológica, Sanitária, Saúde da Mulher e Bucal”.

8ª Conferência de Saúde (Imagens)

Coordenadora Saúde Bucal, Dra. Helenice Silvestre

 

O evento teve por finalidade, reorganizar o modelo de atenção á saúde, através da discussão dos desafios que a área tem enfrentado no município, e da proposição de diretrizes para atualizar o Plano Municipal de Saúde, e elaboração de propostas a serem enviadas para as etapas estadual, (de 28 a 30/09) e Federal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada no mês de novembro, com local ainda a ser definido.

 

Para o secretário  de saúde BC, a conferência possibilita conhecer as necessidades de saúde do município: “... tanto as pré-conferências, quanto a conferência municipal são importantíssimas, pois são capazes de fazer um diagnóstico da situação atual da saúde em nosso município. Foi muito gratificante ver o grande número de pessoas presentes a conferência.  A participação das população é indispensável nesse processo, pois ela é o ‘termômetro’ da realidade da saúde”, afirmou Edinho.

Odontológa, Dra. Helenice Silvestre, que também é Coordenadora de Saúde Bucal da prefeitura, ministrou palestra falando da importância e necessidade da integralidade do serviço na atenção especializada.  

“...necessitamos oferecer à população  um serviço de saúde bucal integral, de forma que o usuário , quando necessitar, tenha acesso ao tratamento endodôntico (canal), e periodontal,  (odontopediátrico) ou de cirurgias maiores", destacou Helenice.

8ª Conferência de Saúde (Imagens)

Dirt. Administrativa Hospital, Dejanira Borges

 

A nova Diretora Administrativa do Hospital M. Waldemar das Dores, Dejanira Borges , falou sobre “Vigilância em Saúde, direitos , conquistas e defesa de um SUS público e de qualidade”.

 

“...uma conferência de saúde permite reunir o cidadão em busca de caminhos e alternativas para uma saúde pública de qualidade. “É muito importante a participação popular como acontece aqui hoje, quando a sociedade se organiza, participa, e o poder público também se mobiliza, essa união faz com que mudanças aconteçam, e pra melhor”, enalteceu Dejanira.

8ª Conferência de Saúde (Imagens)

Novos membros do Conselho Municipal de Saúde.

 

Ao final, propostas foram apresentadas e escolhidas para serem encaminhas a conferência estadual, como também eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde, para o quadriênio 2018/2021, e que tomarão posse em janeiro do próximo ano.

 



Galerias de Imagens

Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • Prefeitura Municipal de Barão de Cocais 2016 © AVENIDA GETÚLIO VARGAS, 10 - CENTRO - CEP: 35970-000 - FONE 31 3837-7600
    • Desenvolvido por Actcon.net